Resenha
Crítica 1 – Artigo: Lutas, Artes marciais e esportes de combates:
Possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. De
Fabrício Boscolo Del Vecchio e Emerson Franchini.
O campo das lutas é vasto e o ensino de uma disciplina
que abranja tudo que as artes marciais podem passar é importante para formação
de um profissional de educação física, mesmo que não deseje trabalhar na área.
O estudante de educação física não deve aprender uma arte
marcial ou todas durante a disciplina de lutas e sim conhecer, saber ensinar,
dialogar e ter certo contato prático com as lutas em geral para que possa
sentir métodos e técnicas na pele. O estudante não precisa e não vai sair um
faixa preta das aulas de lutas. Ele precisa estar muito bem fundamentado quando
o assunto for lutas fazer tudo da melhor maneira possível.
O que é absorvido do conteúdo que é passado é diretamente
ligado com o que é apresentado nas salas de aula das faculdades de educação
física, se não existir uma boa metodologia para formação do profissional de
educação física, as artes marciais vão continuar tendo a dificuldade de migrar
do empírico para o científico.
A universidade tem um papel fundamental na formação de
bons profissionais e deve focar o ensino das lutas de maneira global, para que
não só uma arte marcial seja privilegiada e sim as lutas como um todo; a parte
histórica, social, pedagógica, fisiológica e desportiva das lutas em geral com
professores capacitados tanto práticos como teóricos e ementas condizentes ao
que a sociedade necessita, pois é para nós, a sociedade, que se deve dar o
respaldo sendo e formando ótimos profissionais, preparados para trabalhar com
lutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário