quinta-feira, 7 de março de 2013

Elementos Técnicos




Os elementos técnicos do Karate são divididos em saudação, fundamentos (kihon), forma (kata), luta (kumite).
A saudação além de uma forma de cortesia e uma demonstração de respeito garante a segurança do procedimento, determinando o inicio e o fim das atividades.
Forma ou Kata são uma série de técnicas ofensivas e defensivas, realizada individualmente contra vários adversários imaginários, simulando movimentos formais e estilizados, executados numa sequencia pré-determinada.
A luta ou kumite é a “briga” propriamente dita. Pode ser utilizado como método de treino, aplicando-se técnicas de ataque e defesa aprendidos no kata e no kihon. O tempo de luta é similar entre as federações, mas a qualidade e quantidade dos golpes tem diferença. O kumite apresenta ações de alta intensidade por combate, com ações com tempo de 0,5 a 1,3 segundos, ações intensas que mostram que o atleta deve apresentar elevados níveis de potencia muscular. É formado de períodos de alta intensidade com intervalos pequenos. É considerado 77% aeróbico, mesmo assim é muito anaeróbico, por se tratar de um esporte intermitente.


 











Gyaku-zuki: Soco inverso, braço contrário ao pé da frente.
Oi-Zuki: Soco andando, braço correspondente ao pé que deslocou á frente.
Morote-Zuki: Soco simultâneo, braços paralelos horizontais ou verticalmente.
Dan-Zuki: Socos consecutivos com o mesmo punho.
Keri: Ataque de perna.
Mae-Geri: Pontapé frontal.
Age-Uke: Defesa alta
Gedan-Barai: Defesa baixa
Kumite (luta):
Luta três passos (Sanban Kumite)
Luta competição (Shiai Kumite)
 
 

Aula 1 - Saudação e Bases

Saudação


O Karate começa e termina com cortesia, no início e final de cada aula sempre existirá o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do Dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinação à frente (lembre-se: quem busca mais do que socar e chutar deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espírito), e o som próprio para este cumprimento é O S S ! ! !, que é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde, enfim uma saudação.

Bases


  Existem  bases altas médias e baixas.

Jud-musubi-dashi.gifJud-hangetsu-dashi.gifJud-kiba-dashi.gif

 



 


Referências
URBINATI, Keith Sato. Karate-do: a arte das mãos vazias. p.106-142. Curitiba. 2011.
http://quartetoluta.blogspot.com.br/2012/11/karate-origem-okinawa-o-berco-do-karate.html
http://www.ricardoaguiar.com.br/artigos2.php?id=11220404995

Nenhum comentário:

Postar um comentário