São cinco, os principais lemas do karate: Esforçar-se para formação
do caráter; fidelidade com o verdadeiro caminho da razão; criar o intuito de
esforço, respeitar acima de tudo, reprimir o espeito de agressão. A
consistência das artes marciais está em seus valores filosóficos e
socioculturais, principalmente na moral e em positivas mudanças mentais.
1. “Esforçar-se para a formação do caráter”
O caráter de uma pessoa é aquilo que a distingue diante das outras:
é aquilo que lhe é próprio.
O Karatê é um processo de auto-conhecimento e de investimento no
crescimento pessoal e, como tal, resulta em frutos que podem ser de grande
valia para o indivíduo.
O “caminho do karatê” é o autoconhecimento, e você terá de estudá-lo
com a maior seriedade desde o princípio. O Karateca deve sempre manter atitudes
corretas. Utilizar as técnicas apenas como último recurso, como autodefesa, em
causa nobre.
O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa
respeitável, é preciso disciplina.
Tente falar menos e ouvir mais, procure “aprender a aprender”.
Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino.
Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e
otimista.
Um karateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus
compromissos.
2. “Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão”
Fidelidade tem dois significados: Em primeiro lugar, quer dizer que
nós acreditamos em um determinado princípio. Em segundo lugar, significa que
somos fiéis a esse princípio.
O espírito do homem é rico em possibilidades, mas se for mal
dirigido, acabará por negar a sua própria riqueza. A prática do Karatê nos
proporciona o maior fruto do espírito: “o equilíbrio”.
O verdadeiro caminho da razão é sempre fazer e desejar às outras
pessoas o que gostaria que também fizessem a você.
O Karateca deve ignorar o que não é bom, e adotar o bom.
São nossas ações e pensamentos que atraem os acontecimentos, para o
bem ou para o mal.
3. “Criar o espírito de esforço”
Quando vemos uma pessoa apresentando esforço no rosto, ou algum
movimento do corpo, podemos ir mais além e verificar que o esforço, na
realidade, não está no corpo, mas no sentimento interior, no espírito e no
pensamento das pessoas.
No Karatê, aprende-se a lidar na vida com calma, porém com firmeza,
e é nisto que consiste o espírito de esforço: não no esgotamento da força mas,
no estágio mais desenvolvido de nosso espírito, na sua conservação e na geração
de serenidade e de tranqüilidade.
Onde há esforços não há violência. Este esforço pode ser traduzido
na sentença de Funakoshi: “Nós não aprendemos para lutar, nós lutamos, isto é,
nos esforçamos, para aprender”. O espírito de esforço é a força do espírito.
Precisamos nos esforçar da maneira correta e persistir muito, a
ponto de nunca desistir diante dos obstáculos.
A principal diferença entre as pessoas de sucesso e as que sempre
fracassam está na persistência: “Caia dez vezes, e levante-se onze”. Nunca
desista, e será um vencedor!
O sucesso não ocorre por acaso, existem razões bem mais sólidas do
que a sorte para realizarmos os nossos sonhos.
O grande segredo é sabermos exatamente “aquilo” que desejamos, então
definimos metas e objetivos a serem executados; definimos um plano de ação.
Precisamos imaginar nosso objetivo já concretizado. Isto é ensinado
há muitos anos pelos grandes mestres: Quando você decide ser ou ter algo,
precisa ter certeza de que já conseguiu, antes mesmo de começar.
Em um combate, vencerá aquele que estiver determinado a lutar
totalmente: “Ouse fazer, e o poder lhe será dado”.
4. “Respeito acima de tudo”
Apesar dos Códigos legais imporem penas aos que desrespeitam seus
semelhantes, eles não têm possibilidade de alcançar o interior das pessoas e
influenciá-las, isto é tarefa dos educadores. O Karatê como atividade
educativa, tem como princípio levar o indivíduo a perceber a si mesmo e o seu
semelhante, não só isso mas, também, conscientizá-lo do valor do Respeito, não
só ao semelhante, mas a si mesmo. O Respeito pelo outro não significa uma
anulação do próprio ego e o respeito por si não quer dizer a anulação do outro.
Uma pessoa pode desrespeitar a si mesma, adotando comportamentos
agressivos para com seu próprio corpo, ou para com seu espírito: é sempre
adequado indagar qual a finalidade das decisões que tomamos em relação ao nosso
bem estar e ao nosso desfrute sadio da vida. Podemos evitar maus alimentos, más
conversas, maus ambientes, más leituras e maus hábitos. Assim, estaremos
conservando o respeito por nós mesmos.
O Karatê começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma
atitude contínua do estudante do Karatê. Do cumprimento dos lutadores, no
início e final de uma luta, até as regras de etiqueta e convivência social. As
boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que
atitudes. O karateca deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora
do Dojô.
5. “Conter o espírito de agressão”
Se por um lado, o espírito tranqüilo gera energias e serenidade, o
espírito exaltado e agitado gera agressividade, contra a própria pessoa e
contra os outros.
Os Kata iniciam sempre com defesas. Assim, o Karateca deve adotar a
não-violência, sempre dominando sua agressividade. O bem e o mal existem, mas
vencerá aquele que você mais alimentar. A paz está em seu interior, e vencer a
si mesmo é mais difícil do que vencer os outros. Você precisa buscar o autoconhecimento:
lendo livros, assistindo palestras, ouvindo CDs de relaxamento e praticando
Zazen (meditação – esvaziar a mente). Somente o treinamento físico não é
suficiente, pois se assim fosse, um praticante de qualquer outro esporte seria
uma pessoa altamente desenvolvida espiritualmente. O karatê é um caminho, não o
único, mas um dos melhores para a revelação interior, para transcender os
dualismos. O treinamento físico é um meio de educação e disciplina, o caminho
da paz.
A graduação no Karate
As
artes marciais provenientes do Japão e Okinawa apresentam uma
variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de
graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos
métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos
praticantes. Alguns sistemas, recorriam a três tipos de certificados
para seus membros:
1-SHODAN: significando que se havia adquirido o status de principiante. 2-TIUDAN: significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre. 3-JODAN: A graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais). Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular. A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema. O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu (classe) e Dan (grau), foi criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo. No Karate Shotokan, as faixas e cores são as seguintes:
No Karate Shorin Ryu, as faixas e cores são as seguintes:
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Referências
CAMACHO, Carlos. http://blog.karate-do.com.br/lema-do-karate/
Acesso em 29/
URBINATI, Keith Sato.
Karate-do: a arte das mãos vazias. p.106-142. Curitiba. 2011.
http://www.karate-do.com.br/ead/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=2
http://www.karate-do.com.br/ead/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=2
amigo é conter o espirito de agressão e fidelidade para o verdadeiro caminho da razão este que é o certo ta tenha um bom dia!
ResponderExcluirMuito bom! Obrigada por compartilhar essa arte incrível ✨
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